Venha Participar

Este blog foi criado para troca de informações, novas técnicas e expêriencias entre técnicos que realizam este exame chamado Potencial Evocado!



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Falando sobre o exame

Os potenciais evocados visuais (PEV) são testados colocando-se eletrodos na região posterior do couro cabeludo (lobo occipital) e estimulando a visão de cada olho separadamente através de uma tela quadriculada que passa em uma tela de computador. A resposta obtida é o potencial evocado visual. Sua principal indicação é a detecção de lesão assintomática da via visual em pacientes com suspeita de esclerose múltipla.

Os potenciais evocados auditivos são testados colocando-se eletrodos na região lateral do couro cabeludo (lobo temporal) e estimulando a audição de cada ouvido separadamente através de um fone que emite um click sonoro. A resposta obtida é o potencial evocado auditivo. A principal indicação é no estudo das lesões do nervo coclear com perda auditiva, como pode ocorrer no neurinoma de acústico e na síndrome de Meniere.

Os potenciais evocados somatosensoriais (PESS) são testados colocando-se eletrodos na região súpero-lateral do couro cabeludo (lobo parietal) e estimulando as fibras sensoriais somáticas dos nervos mediano (braço) e tibial (perna) de cada lado separadamente atravé de choques elétricos de baixa intensidade. A resposta obtida é o potencial evocado somatosensorial. A principal indicação é no estudo das lesões do cordão posterior da medula que podem estar presentes nas mielopatias de diversas etiologias.
Fonte: EMGlab

Nenhum comentário:

Postar um comentário